Colunas / Cultura
30/01/2012 20h09 - Atualizado em 30/01/2012 20h14
Arte ‘chamamecera’ na capital ‘correntina’
|
Diego Max Giles
Músico, compositor-instrumentista e cantor, ator, roteirista, produtor e diretor.
|
Na qualidade de artista e colunista de cultura convidado do Portal Zulupa, estive na semana passada na grande Fiesta Nacional del Chamamé, em Corrientes-Argentina. Esta, que já faz tempo tem “cara” de festa internacional, pois além da obvia presença de artistas argentinos que celebram o evento na “sua casa”, por lá desfilam importantes nomes que praticam este gênero musical em todo o Mercosul. Lá, na capital “correntina”, que é o nascedouro do chamamé, aportaram músicos do Uruguai, Paraguai, Chile, Brasil...
E do Brasil, mais especificamente do Rio Grande do Sul, conduzidos pelo importante produtor e pajador gaúcho Paulo de Freitas Mendonça, se apresentaram conhecidos locais como: Lucio Yanel (que mesmo sendo natural de Corrientes, carregou no seu release de apresentação o RS-Brasil como procedência). Também Luiz Marenco, Robson Boeira, Aloisio Rockembach, Shana Muller, e entre outros tantos mais da mesma significância, como o sensível e criativo gaiteiro Gilberto Monteiro, com quem em seu show, tive a grata e honrosa oportunidade de tocar.
Foi uma experiência pessoalmente emotiva e intelectual também de impacto.
Emocional por saber que estava em uma terra de tradição, público e palco sagrado, em se tratando da história e sentido do Chamamé. Ritmo este que se funde com seu folclore, a própria história da cultura da nossa região Sul continental, dos campos, dos povos nômades indígenas, da raiz guarani das nossas terras, do campesino... E dos grandes mestres criadores, pensadores, sensitivos deste estilo de falar e cantar das coisas simples do “pago”. Leia-se ai: Transito Cocomarola, Ernesto Montiel, Isaco Abitbol, Tarrago Ros, Ramona y Roberto Galarza...Mestres del Chamamé! Como assim é o internacionalmente reconhecido Raulito Barboza, com o qual tive um belo e gratificante reencontro depois de décadas, este que é meu padrinho de batizado.
Intelectual por que, ao me entender como um agente formador de opinião, colunista de cultura de diversos veículos de comunicação da internet na atualidade, e ainda como artista e produtor, sou consciente da vital importância de um evento assim.
Este que pelo perfil que o caracteriza, transcende o já maravilhoso sentido de preservação e exaltação do folclore musical da região, e se torna uma alavanca social e política diante da própria Mídia, para focalizar sua natureza interativa com outras regiões e países, tornando-se assim mais um espetáculo de Integração Cultural no Mercosul. Tão necessário e benéfico!
Assim, declaro meus parabéns à Fiesta (Inter) Nacional del Chamamé de Corrientes-Argentina, que também é de todos nós, dos que falam espanhol, português, e na língua universal da arte “chamamecera”.
Abraço de Amizade e Arte, para todos os amigos do Portal Zulupa, seus produtores e seus seguidores!
Diego Max no Festival.
|
Diego Max, contra baixo.
|
O Festival.
|
Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente
a opinião do portal.
Comentários
Ola sou eu, esqueci de dizer, pra quem curte chamame e procura algums download um blog muito interresante NOSTALGIAS DE MI LITORAL, tem muito chamame
gustavo - 27/02/2012 10h12
Já existe a fiesta del Mecosul del Chamame está na vigessima segunda edição da festa nacional e oitava do mercosul, alias a tv piratini transmitiu a festa do mercosul direto de corrientes.foi de quarta a domingo. Alias queria aproveitar e dizer que fiasco o Gaucho dea Fronteirra cantando vanerão na festa.
Gustvo - 27/02/2012 10h06
Parabéns Diego e Portal Zulupa, pela aula de profissionalismo e dedicação! Sucessos mil! www.diegomax.com.br
Angela - 07/02/2012 08h16
Hola Diego, los ví por televisión. Muy buena la presentación de ustedes en el Festival correntino. Un gran abrazo Chamigo.
Claudio Bustos - 31/01/2012 11h16
...gosto mto de suas matérias, em outros sites q publicas tbm!! escreves mui bien Diego!!parabéns...q vc siga sempre iluminado!!
Narda - 31/01/2012 08h59
Alegria estar neste espaço e dividir tão significativo momento com o Zulupa e seu povo.... Abraços a todos!
Visitem; www.diegomax.com (deixem recados no "Mural"
Diego Max Giles - 30/01/2012 23h08