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26/05/2011 21h38

A psicopedagogia e a atuação do psicopedagogo

Daiana Ferreira Laufer Daiana Ferreira Laufer
Pedagoga e Psicopedagoga.

Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, é uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada. Será, portanto, o esclarecimento de uma queixa, do próprio sujeito, da família e, na maioria das vezes, da escola. No caso, trata-se do não-aprender, do aprender com dificuldade ou lentamente, do não revelar o que aprendeu, do fugir de situações de possíveis aprendizagens.
O que acontece na sociedade tanto na área econômica, política, social, cultural, tecnológica, ética e moral interfere na educação e consequentemente na escola. Sendo que esta precisa considerar todas as práticas e as relações tanto diretas, indiretas e os problemas que delas surgem na comunidade escolar e local em que ela presta serviço e que decorrem dessas interferências.
As escolas existem para agir no mundo, na sociedade e na história, em que o seu papel se torna decisivo na vida das pessoas. A maior parte da nossa vida é passada dentro das escolas, e ela influencia, interfere, interage dentro dessa organização que chamamos de educação.  É impossível imaginar um futuro para a humanidade sem educadores, pois estes não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também seres humanos.
Para muitas pessoas essa convivência escolar é prazerosa, mas para muitos é dolorosa, pois encontram dificuldade para aprender. Às vezes não são compreendidos, são rotulados e deixados para trás no processo da aprendizagem, mas o que muitas vezes eles necessitam é de um olhar diferente, alguém que perceba seus problemas, que deixe de lado os pré conceitos e os rótulos que lhes deram no decorrer da sua vida escolar. Partindo dessa perspectiva de colaboração é que o psicopedagogo institucional atua, com as dificuldades nos níveis de aprender tanto do ensinante como do aprendente. Atuando nas condições de aprendizagem que ocorrem a nível externo e interno. A escola, tendo como suporte a intervenção psicopedagógica, pode oferecer novos ângulos e abordagens de trabalho, potencializando as capacidades dos alunos, elaborando estratégias de ensino em conjunto aos professores, oferecendo assim uma proposta interdisciplinar.
Hoje o número de crianças com problemas psicológicos nas escolas é muito amplo, por causa disso é necessário que haja um trabalho envolvendo a psicopedagogia. O psicopedagogo, tem por intuito ajudar crianças e adolescentes a superarem suas dificuldades na aprendizagem com o uso de técnicas prazerosas como brincadeiras, jogos, estórias, mímicas e desenhos que resultam numa melhora admirável da aprendizagem, buscando suporte para responder os sintomas e as queixas dos alunos e professores. Portanto, o trabalho do psicopedagogo torna-se mais real a possibilidade do acolhimento, da descoberta, das práticas, dos métodos, do entender-se e compreender-se como sujeito que pode e que tem direito de aprender, de adequar-se e ser inserido na escola de forma atuante, participativa em que á sua cidadania é respeitada.

 

Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente a opinião do portal.

 

Comentários

Legal, uma bela explanação até então não sabida por muitas pessoas, principalmente as que necessitam de tal DIAGNÓSTICO.

Alcindo Ferreira. - 31/05/2011 21h20

Muito interessante e com toda certeza de grande valia a todas as crianças e famílias que recebem de alguma forma um gesto desta profissão.

Franciele Lemos Paiva - 27/05/2011 09h50

 

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