Colunas / Cultura
25/04/2011 22h43 - Atualizado em 25/04/2011 22h47
Inclusão Social e o Filme ‘Happy Feet_Pés Felizes’
|
Claudenir Beatriz Grizotti
Pedagoga, Especialista em Gestão Escolar e Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação.
|
O projeto ‘Musical Happy Feet_Pés Felizes’ tem como base a história que é contada em tom de narrativa épica, Happy Feet nos mostra a história de um pinguim imperador (Mano Happy Feet) que não sabe cantar, nada demais não fosse o fato de que todos os pinguins imperadores só encontram seu par por meio da música, em contrapartida, Mano consegue sapatear que é uma beleza.
A história segue daí passando por momentos escolares, momentos de exclusão e de preconceito, enquanto Happy vai aprendendo sobre a vida e mais, sobre os “Et's” que os mais velhos julgam apenas ser lenda. Nesse momento é que queremos demonstrar a importância de cada um ocupar um lugar na sociedade, o que é um direito.
Em um de seus momentos ele acaba por encontrar outra colônia com pinguins que vivem nas rochas, e é onde o filme começa a ficar realmente hilário, os pinguins das rochas são latinos (puro preconceito, na minha opinião, mas ainda assim divertido) muito loucos e fonte da maior parte das piadas.
Algumas cenas depois, devido as suas peculiaridades Mano acaba sendo expulso, e segue com seus amigos latinos em procura dos extraterrestres, e ele encontra. Clichês, o rejeitado que se apaixona pela garota perfeita, o herói errante que segue em busca de salvar o mundo deixando de lado suas necessidades particulares, a jornada do herói são alguns deles.
Apesar de ser um musical que envolve teatro, música e dança, é também muito divertido para os alunos. Happy Feet trata de assuntos muito sérios como mudanças climáticas, intervenção humana no ecossistema, preconceito, honra, e numa abordagem magnífica, o conflito das novas ideias com um tradicionalismo sem sentido.
É nesse sentido que sugiro o trabalho com o filme e convido a fazer parte junto com a Escola Especial Albino Mincks a trabalharmos um projeto importantíssimo que tem como objetivo expressar através do teatro, música e dança o potencial dos alunos e também uma forma de inseri-los na comunidade levando a mensagem de que TODO ser humano tem potencial a ser desenvolvido e é capaz de fazer algo bem feito.Quem quiser participar do projeto entre em contato comigo pelo número 3512 1612.
Filme Happy Feet conta a história dos pinguins imperadores.
|
Este artigo é de responsabilidade exclusiva do seu autor, não representando necessariamente
a opinião do portal.
Comentários
Amei seu trabalho. Parabéns colega. são com estas atitudes que poderemos transformar o mundo para melhor
A. de Fátima Tavares - 26/10/2013 17h53
Parabéns Clau pelo projeto de Inclusão, trazer o ludico para a realidade (sala de aula) das crianças sempre é mais prazeroso, despertando maior envolvimento e fazendo com que eles mostrem seus potenciais acreditando em si próprio. Com certeza estaremos engajadas nesse projeto. Sucesso!!!!!
Daiana Ferreira Laufer - 01/06/2011 17h22
Claudenir,parabéns pela iniciativa de colocar em prática esse projeto, está brilhante
e é isso que precisa ser feito dentro do trabalho da inclusão social, pode contar com minha colaboração dentro das minhas possibilidades,e meu apoio.abraço
Fátima Mahl - 29/04/2011 21h20